quarta-feira, maio 03, 2006

Sabedorias

Esta tarde preparava-me eu para entrar na cosmopolita e agitada freguesia de Arrifana, quando mesmo ali na fronteira sou abordado por um senhor idoso, com o seu cabelo branco, aspecto carrancudo e sério, que com a sua voz rouca soou:
-Ei rapaz!?
-Quem eu?
-Sim tu!Estou a falar contigo!
-Diga lá.
-Quem era aquele rapaz?
-Aquele? Era um colega meu.
-Que é que ele foi fazer a casa do Tiago?
-O Tiago?Somos colegas, o Tiago é da minha turma, e da turma daquele rapaz também.
-És de São João?
-Sou sim.
-És de Arrifana?
-Não, sou dali, de São João.
-Eh, isto aqui ainda é São João!Pracolá é Arrifana!
-Pois, não sabia, mas estou quase lá.
-Es donde?
-De São João lá do centro lá pró meio.
-Mas donde?
-Avenida do Brasil.
-Ha, sabes que eu quero saber tudo, eu vigio esta rua!Vês estes carros aqui estacionados?Sei quais são os donos todos!Aquele ali preto é duma rapariga que mora ali em cima, e no outro dia veio aqui um senhor com um carro diferente, e eu fui logo perguntar!Mas quê esse carro é seu?Eu via-o com a chave, mas perguntei á mesma, o carro era da mulher, mas eu não ia perguntar, é claro! Mas achas que fiz bem não achas?
-Acho sim.
-As vezes a mim eu peço-lhes para eles porem os carros mais perto, que assim de noite em venho aqui fora beber uma cerveja fresquinha, e vejo os carros todos e apanho-os!
Isto tá mau!Tá muito mau e é pos pobres, e eu aqui só apanho os pobres, com os ricos não quero nada, nem com os superiores, e os soldados também não.Sabes quem são os superiores não sabes?
-Não.
-São os deputados!Mas com esses eu não quero nada que eles tão lá presos no parlamento.Mas isto tá mau, anda as pessoas a trabalhar para a vida delas e depois os terroristas metem uma bomba pum lá vão elas! E é assim!Vem lá aqueles metem cá uma bomba prontos acabou-se!Eu á tempos ia visitar o meu irmão ao hospital e ele tava no 3º piso, achas que eu podia chegar lá e subir as escadas e ir lá falar com ele?
-Não.provavelmente tinha de mostrar o cartão ao segurança.
-Pois não, mas eu podia levar um saco com uma bomba lá dentro, e prontos pumba acabou-se.
-Pois.
-Eu tenho muitos poderes!Eu tenho muitos poderes, ei tu, sai da aqui, chô daqui, sai!vai te embora!
-Hã?
-Era um espirito mau que te tava a perturbar e eu afastei-o, agora vais sair daqui mais em sossego e mais leve.
-...
-Mas prontos eu tenho muitos poderes, mas só queria que Deus me desse um poder ainda maior para poder apanhar os terroristas todos e partir-lhes o pescoço!
-Porque olha aqui a gente não tem nada!Tivemos a expo98 e o futebol 2004!E eles andaram por ai, no futebol 2004 e não fizeram nada, eu vi-os ai, mas eles não conseguiram fazer nada.E os americanos vieram para aqui e trouxeram doi camioes daqueles que lançam foguetes e rodam, mas eles não vem pelo ar, que o ar agora ta tudo cercado, vem pela terra e arrebentam com tudo!Não viste em espanha, com os comboios?Alias os espanhois também são fudidos, eles so andam lá todos a pedir a independencia porque as minas de ferro tão todas lá em cima no norte, e eles só querem ser livres por causa do ferro!E já á um tempo atras em chaves lá em cima, muito tempo, eles inda secalhar nem tinham policia, eles fecharam se e tinham uma fronteira e só la entrava quem tivesse as pesetas!Tinham de mostrar passaporte e tudo, e os soldados, tava tudo do lado deles!Isto é tudo uma cambada de tolos!Tu vês que a partir de marrocos é tudo médio oriente!Iraque, irão, Israel, Palestina, é tudo terroristas, 100%, prontos, a maioria só, andam se todos a matar uns aos outros!E a turca?A turca é europa ou médio oriente?
-Eu cá acho que é medio oriente, mas eles agora até querem entrar para a europa e tudo.
-Pois, eles lá tem a linha em cima de Instambul, Instambul é europa e o resto lá pra direita é tudo medio oriente!
-Mas a gente aqui não tem nada pa se defender, eu lá na alemanha, pa vir para cá de avião eles revistaram me todo, até me tiraram o chapéu com que eu andava, e eu até disse que havia de ter uma garrafa de shnaps na cabeça!E ele começou-se a rir o homem.Sabes o qué shnaps?
-Sei sim.
-É brandy, é brandy lá. Mas pois é, caiu um avião na água a uns dias achas que foi acidente?
-Acho.
-Foi nada!Aquilo é tudo bombas, tudo por dinheiro!Esses gajos rebentam se por tudo e por nada! Se eu te desse 100 euros pa tu saltares daquela rotunda grande tu não saltavas, porque dizias assim, não porque eu ainda parto uma perna e fica mais caro!Eles não eles arrebentam-se assim por tudo e por nada.
-Pensam que vão para o céu.
-Eles sabem muito bem que não vão para o céu!
-Bem amigo, tenho que ir mesmo.
-Que horas são?
-São 3.
-Já almoçaste?
-Ainda não.
-Então vai lá, e da proxima vez que me vires, foge de mim , que eu sou um chato do caralho!

5 Comments:

At quarta-feira, maio 03, 2006 11:14:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

WAHAHAHA!! isto é verídico!!! só gostava q ouvissem o Pelicano a contá-lo em voz alta. possuído!
ay-AC!

 
At quarta-feira, maio 03, 2006 11:19:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ay-AC --> riso do pateta


eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.... Aveiro não tem tradição mas também tem os seus encantos!
e ovos moles...

 
At quarta-feira, maio 03, 2006 11:22:00 da tarde, Blogger Sérgio said...

a minha vida é uma pasmaceira... nenhum velho me aborda na rua... :(

Aveiro é lindo! Só é pena eu ter que fazer parte da sua beleza...

 
At quarta-feira, maio 03, 2006 11:31:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

vem-me este com o complexo de inferioridade...
o pelicano é um deus grego, eu sei.mas n precisas ficar triste.
lol

 
At quinta-feira, maio 04, 2006 1:51:00 da tarde, Blogger Sérgio said...

podes tentar...

 

Enviar um comentário

<< Home